José Renato Condursi Paranhos
Dentre os diversos conceitos existentes ,liderar é uma ideia
que sempre está ligada a administrar de forma plena, o líder tem como meta o
intuito de atingir os objetivos institucionais. O alcance destes objetivos
depende exclusivamente da força do trabalho dos colaboradores da organização. Portanto
, é preciso fazer com que estes profissionais sintam-se respeitados e valorizados,para
que possam apresentar empenho e dedicação provenientes da satisfação de compor
a equipe de trabalho.
Na prática percebe-se que manter toda a equipe motivada e
satisfeita não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando a liderança
sente-se como se estivesse em uma verdadeira batalha contra os próprios
colaboradores. Nesses casos, há momentos em que a diretoria encara a equipe
como sse fossem rivais e passa adotar práticas de extrema cobrança; muitas
vezes, gerando um clima de desconfiança e repressão. Desta forma, a comunicação
fica comprometida e a forma de tratamento entre as pessoas acaba por ser tornar
totalmente inadequada.
Essa postura de líder cria uma imposição ao cumprimento de
normas e padrões de comportamento de funcionários, exclusivamente através da política
do medo. Os funcionários passam a se comportar de maneira passiva e condizente
sob os olhares dos gestores e de forma bastante diferente quando estes se
afastam. Além disso, a empresa fica sujeita a receber um maior numero de
fiscalizações, em consequência de denúncias feitas pelos próprios colaboradores
, às vezes até mesmo infundadas.
Assim fica estabelecido um clima de muito desconforto no
trabalho e stress,onde os valores escorrem pelo ralo e o ambiente acaba por se
tornar nada saudável em todas as instâncias. È como se os gestores estivessem
assistindo a uma partida de futebol em uma torcida contrária aos demais
colaboradores,quando a realidade estão todos jogando no mesmo time.
Reverter esta situação é
possível. Para isso, é importante primeiramente uma mudança de paradigma.
É enxergar sob um novo prisma e colocar-se diante dos colaboradores sob uma
nova perspectiva. A partir do momento em que aceitamos que uma pessoa trabalhe
conosco é indispensável que se transmita a ela,logo no início, a nossa
expectativa com relação ao seu desempenho.
Para evitar o clima de desconfiança com relação a
honestidade pessoal, é preciso que seja concedido um voto de confiança ao
trabalho dos profissionais. Junto disso, deve existir uma supervisão eficaz
sobre o trabalho; isto é , uma forma de controle segura e confiável. Desta maneira,
no momento que for identificado algum comportamento antiético ou fora dos
padrões , a liderança deve agir de forma firme sobre o problema ,apurar os
fatos, analisar a gravidade da falta e aplicar medidas disciplinares cabíveis.
É importante
para o alcance do sucesso de qualquer organização perpetuar, como valor institucional
a necessidade de permanecer trabalhando apenas com pessoas honestas e responsáveis.
Gratificar um colaborador nessas condições é um investimento para empresa. Aquele
que se sente valorizado e reconhecido rende mais e melhor
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