domingo, 8 de julho de 2012

O olhar da Liderança


José Renato Condursi Paranhos

Dentre os diversos conceitos existentes ,liderar é uma ideia que sempre está ligada a administrar de forma plena, o líder tem como meta o intuito de atingir os objetivos institucionais. O alcance destes objetivos depende exclusivamente da força do trabalho dos colaboradores da organização. Portanto , é preciso fazer com que estes profissionais sintam-se respeitados e valorizados,para que possam apresentar empenho e dedicação provenientes da satisfação de compor a equipe de trabalho.

Na prática percebe-se que manter toda a equipe motivada e satisfeita não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando a liderança sente-se como se estivesse em uma verdadeira batalha contra os próprios colaboradores. Nesses casos, há momentos em que a diretoria encara a equipe como sse fossem rivais e passa adotar práticas de extrema cobrança; muitas vezes, gerando um clima de desconfiança e repressão. Desta forma, a comunicação fica comprometida e a forma de tratamento entre as pessoas acaba por ser tornar totalmente inadequada.

Essa postura de líder cria uma imposição ao cumprimento de normas e padrões de comportamento de funcionários, exclusivamente através da política do medo. Os funcionários passam a se comportar de maneira passiva e condizente sob os olhares dos gestores e de forma bastante diferente quando estes se afastam. Além disso, a empresa fica sujeita a receber um maior numero de fiscalizações, em consequência de denúncias feitas pelos próprios colaboradores , às vezes até mesmo infundadas.

Assim fica estabelecido um clima de muito desconforto no trabalho e stress,onde os valores escorrem pelo ralo e o ambiente acaba por se tornar nada saudável em todas as instâncias. È como se os gestores estivessem assistindo a uma partida de futebol em uma torcida contrária aos demais colaboradores,quando a realidade estão todos jogando no mesmo time.

Reverter esta situação é  possível. Para isso, é importante primeiramente uma mudança de paradigma. É enxergar sob um novo prisma e colocar-se diante dos colaboradores sob uma nova perspectiva. A partir do momento em que aceitamos que uma pessoa trabalhe conosco é indispensável que se transmita a ela,logo no início, a nossa expectativa com relação ao seu desempenho.

Para evitar o clima de desconfiança com relação a honestidade pessoal, é preciso que seja concedido um voto de confiança ao trabalho dos profissionais. Junto disso, deve existir uma supervisão eficaz sobre o trabalho; isto é , uma forma de controle segura e confiável. Desta maneira, no momento que for identificado algum comportamento antiético ou fora dos padrões , a liderança deve agir de forma firme sobre o problema ,apurar os fatos, analisar a gravidade da falta e aplicar medidas disciplinares cabíveis.
É importante para o alcance do sucesso de qualquer organização perpetuar, como valor institucional a necessidade de permanecer trabalhando apenas com pessoas honestas e responsáveis. Gratificar um colaborador nessas condições é um investimento para empresa. Aquele que se sente valorizado e reconhecido rende mais e melhor

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