José
Renato Condursi Paranhos
Processo
no qual a Instituição avalia o desempenho do Sistema Logístico de Suprimentos
por intermédio da análise de indicadores relacionados a excelência na execução
dos processos e a contribuição para o resultado dos negócios.
Tendo como objetivos:
§ Implementar
sistema de indicadores, acordados com a direção superior e clientes internos,
abrangendo os níveis estratégico, tático e operacional, que reflitam os
resultados do SLS, e atendam as
necessidades de informação das várias instâncias de decisão.
§ Avaliar
os resultados do SLS e o alinhamento das políticas, diretrizes e metas das
áreas avaliadas com as da Instituição.
§ Avaliar
o cumprimento dos acordos de nível de serviço negociados entre o Suprimento e
os clientes internos, das normas e orientações internas da Instituição e da
legislação aplicável à instituição, no que se refere à atividade de suprimento.
§ Divulgar
internamente as informações gerenciais que permitam orientar a tomada de
decisões no âmbito do SLS, dos clientes internos e da direção superior da
instituição.
§ Contribuir
para o aprimoramento dos processos do suprimento de materiais, através das
indicações de pontos para melhorias apontados nos relatórios de avaliação por
indicadores e pelas auditorias.
Suas atividades principais :
§ Identificação
dos Indicadores de Desempenho
É a
análise e definição, em conjunto com os parceiros e clientes internos, bem como
a direção superior, dos indicadores suficientes e necessários para medir o
desempenho operacional das funções e do Sistema Logístico de Suprimento e sua
contribuição para os resultados da instituição.
§ Avaliação
por indicadores
É o
acompanhamento de indicadores, tanto do nível
estratégico quanto operacional, a comparação com metas e referenciais
externos e internos e, como resultado, a avaliação do desempenho do suprimento
e seu impacto nos resultados da Instituição.
§ Auditoria
de Suprimento
É a
verificação da execução adequada das atividades dos processos de suprimento, o
cumprimento das diretrizes e as
orientações contidas nas normas internas, a fim de identificar pontos de
excelência e aqueles passíveis de melhoria.
§ Elaboração
de relatórios gerenciais
É a
consolidação das informações relevantes relacionadas ao SLS, para conhecimento
do corpo gerencial, acompanhamento dos indicadores e identificação de medidas
preventivas ou corretivas a serem implementadas.
As Melhores práticas:
§ Avaliar
o desempenho do SLS, por meio de
indicadores e auditorias, garantindo a integridade dos processos, agilizando e
facilitando o processo de tomada de decisões pelos clientes. A avaliação deve ser realizada de maneira formal e
constante.
§ Alinhar
os indicadores de desempenho, direta ou indiretamente, aos objetivos estratégicos, desde os definidos para o nível estratégico até aos táticos e
operacionais. Os indicadores
estratégicos deverão permitir visualizar a contribuição das ações do SLS para
os resultados da organização hospitalar.
§ Acompanhar o nível e o histórico dos
indicadores de desempenho de todos os processos do SLS, coletados e calculados
de maneira automatizada e sistêmica.
§ Apropriar
os custos da atividade de suprimento de materiais, inclusive custos
financeiros, de forma a subsidiar adequadamente os processos decisórios da
Companhia.
§ Apropriar
os custos causados por deficiências nas atividades do Suprimento aos processos que
apóia, com vistas a condução de forma seletiva dos esforços para a detecção e
eliminação de falhas nestas atividades.
§ Garantir
que o sistema de avaliação por indicadores de desempenho seja uma ferramenta de
gestão funcional para os órgãos do SLS e também para os clientes internos
responsáveis pela tomada de decisões.
§ Envolver
os gestores dos processos do SLS e clientes internos no planejamento dos
indicadores de desempenho do SLS, a fim de garantir o pleno entendimento, a
funcionalidade e utilidade dos indicadores.
§ Fazer
comparações com referenciais de excelência externos à Instituição.
§ Gerar
programas formais de melhoria contínua a partir do resultado da avaliação de
desempenho.