domingo, 29 de julho de 2012

Um SUS mais humano


A cada dia, a medicina comemora significativos avanços tecnológicos e científicos que promovem a cura de inúmeras doenças e diminuem o sofrimento dos enfermos. Na área da saúde pública, uma outra batalha é travada em busca da constante melhoria na qualidade do tratamento: a busca por atendimentos mais humanos e personalizados à população. Visando estabelecer um novo paradigma nas instituições públicas de saúde paulistas, disseminando a cultura do atendimento humanizado, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lançou sua Política Estadual de Humanização. O novo programa prevê, para os próximos quatro anos, o investimento de R$ 40 milhões na implantação e na expansão de projetos de humanização em toda a rede estadual de saúde.

Entre os principais pontos a serem trabalhados no programa estadual de humanização está o desenvolvimento de ações para o acolhimento dos pacientes e dos acompanhantes, que se estenderá, inclusive, em caso de óbito do paciente, com apoio aos acompanhantes e aos familiares durante o luto, um momento crucial em que os funcionários da saúde precisam dominar aspectos emocionais, éticos, sociais e legais para a condução de um bom processo de atendimento.

A secretaria também investirá em ambiência, ou seja, na preparação de espaços que garantam o conforto, a privacidade, a fácil orientação e o bom fluxo dos pacientes entre as diferentes áreas e serviços de uma unidade de saúde. A Política Estadual de Humanização segue as diretrizes nacionais e pretende dar maior amplitude e consistência aos programas implantados nos serviços de saúde, garantindo a articulação junto aos municípios, a expansão das iniciativas de humanização na rede própria estadual e, principalmente, os recursos financeiros necessários para a implantação e manutenção desses projetos.

domingo, 8 de julho de 2012

O olhar da Liderança


José Renato Condursi Paranhos

Dentre os diversos conceitos existentes ,liderar é uma ideia que sempre está ligada a administrar de forma plena, o líder tem como meta o intuito de atingir os objetivos institucionais. O alcance destes objetivos depende exclusivamente da força do trabalho dos colaboradores da organização. Portanto , é preciso fazer com que estes profissionais sintam-se respeitados e valorizados,para que possam apresentar empenho e dedicação provenientes da satisfação de compor a equipe de trabalho.

Na prática percebe-se que manter toda a equipe motivada e satisfeita não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando a liderança sente-se como se estivesse em uma verdadeira batalha contra os próprios colaboradores. Nesses casos, há momentos em que a diretoria encara a equipe como sse fossem rivais e passa adotar práticas de extrema cobrança; muitas vezes, gerando um clima de desconfiança e repressão. Desta forma, a comunicação fica comprometida e a forma de tratamento entre as pessoas acaba por ser tornar totalmente inadequada.

Essa postura de líder cria uma imposição ao cumprimento de normas e padrões de comportamento de funcionários, exclusivamente através da política do medo. Os funcionários passam a se comportar de maneira passiva e condizente sob os olhares dos gestores e de forma bastante diferente quando estes se afastam. Além disso, a empresa fica sujeita a receber um maior numero de fiscalizações, em consequência de denúncias feitas pelos próprios colaboradores , às vezes até mesmo infundadas.

Assim fica estabelecido um clima de muito desconforto no trabalho e stress,onde os valores escorrem pelo ralo e o ambiente acaba por se tornar nada saudável em todas as instâncias. È como se os gestores estivessem assistindo a uma partida de futebol em uma torcida contrária aos demais colaboradores,quando a realidade estão todos jogando no mesmo time.

Reverter esta situação é  possível. Para isso, é importante primeiramente uma mudança de paradigma. É enxergar sob um novo prisma e colocar-se diante dos colaboradores sob uma nova perspectiva. A partir do momento em que aceitamos que uma pessoa trabalhe conosco é indispensável que se transmita a ela,logo no início, a nossa expectativa com relação ao seu desempenho.

Para evitar o clima de desconfiança com relação a honestidade pessoal, é preciso que seja concedido um voto de confiança ao trabalho dos profissionais. Junto disso, deve existir uma supervisão eficaz sobre o trabalho; isto é , uma forma de controle segura e confiável. Desta maneira, no momento que for identificado algum comportamento antiético ou fora dos padrões , a liderança deve agir de forma firme sobre o problema ,apurar os fatos, analisar a gravidade da falta e aplicar medidas disciplinares cabíveis.
É importante para o alcance do sucesso de qualquer organização perpetuar, como valor institucional a necessidade de permanecer trabalhando apenas com pessoas honestas e responsáveis. Gratificar um colaborador nessas condições é um investimento para empresa. Aquele que se sente valorizado e reconhecido rende mais e melhor

Quais são os impactos da Acreditação na cadeia da saúde?

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