José Renato Condursi Paranhos
O
acesso à tecnologia na saúde é um dos principais entraves encontrados nas Clínicas,
policlínicas e hospitais enfrentam, diariamente, desafios relacionados às suas rotinas administrativas, técnicas e operacionais, tais
como:
§
Dificuldade no controle dos custos gerenciais e operacionais
§ Dados e informações incorretos ou incompatíveis
§ Dificuldade no controle da qualidade dos serviços internos e externos
§ Erros operacionais
§ Rastreabilidade das informações
§ Alto índice de glosas
§ Dados e informações incorretos ou incompatíveis
§ Dificuldade no controle da qualidade dos serviços internos e externos
§ Erros operacionais
§ Rastreabilidade das informações
§ Alto índice de glosas
Tudo
isto agravado pela utilização de ferramentas de gestão que não atendem as reais
necessidades do negócio, apresentando, inclusive, um baixo nível de
customização.
Esses desafios, enfrentados por organizações dos mais diversos
setores da economia, são cada vez mais comuns também na área da saúde. As
respostas a este cenário vieram com o avanço da tecnologia da informação a
partir dos anos 90, especialmente com o desenvolvimento dos programas de ERP,
mais conhecidos como softwares de gestão, que tem como principal finalidade
integrar todos os processos e informações de uma organização em um único
sistema.
Informatização e controle total dos processos operacionais, administrativos, financeiros e gerenciais
§ § Gerenciamento
da empresa através de informações rápidas, precisas e atualizadas.
§ Redução significativa dos custos operacionais e gerenciais.
§ Melhoria da qualidade dos serviços internos e externos.
§ Relatórios e gráficos para apoiar tomada de decisão.
§ Melhor dimensionamento dos recursos humanos.
§ Redução de erros operacionais.
§ Redução significativa dos custos operacionais e gerenciais.
§ Melhoria da qualidade dos serviços internos e externos.
§ Relatórios e gráficos para apoiar tomada de decisão.
§ Melhor dimensionamento dos recursos humanos.
§ Redução de erros operacionais.
Os principais Obstáculos
§ Falta
de conscientização e treinamento com relação às novas metodologias de gestão de
projetos e de tecnologia de informação na instituição de saúde.
§ Falta
de profissionais no mercado bem formados nessas metodologias.
§ Custos
elevados das soluções
Fatores de atraso
§ Cultura
corporativa menos desenvolvida em TI
§ Menor
nível de profissionalismo e atualização técnica entre os seus gerentes de TI
§ Uma
resistência à mudança por parte dos “donos” da instituição.
Quebrar os paradigmas de ambas as áreas e encontrar um “meio
termo” entre os dois. Pois o pessoal de
TI pensa de uma forma, e o da área médica de outro, alinhar os pensamentos e conhecimentos
destes dois mundo é o primeiro passo
para que possamos resolver a questão e ter muito sucesso.
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