terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quais são os benefícios de uma Consultoria na Área da Saúde


Essa talvez seja a pergunta mais freqüente que ouço, quando converso com colegas e amigos. Eles geralmente argumentam que :  "Tudo bem que uma empresa precise de uma consultoria, mas eu tenho um consultório com apenas uma recepcionista e mesmo assim você quer que eu acredite que preciso de uma consultoria? Não é um custo bem elevado para um simples consultório?", "Mas afinal o que é uma consultoria?"
Vou tentar responder! 
A consultoria nada mais é do que um aconselhamento, ou melhor, um tratamento para a doença da sua clínica ou consultório. Quando nós consultores realizamos nosso trabalho, agimos a semelhança de um profissional da área da saúde, isso mesmo... Vamos coletar informações sobre a situação atual que a empresa apresenta (todo consultório e/ou clínica é uma empresa!), elaborar um diagnóstico e sugerir estratégias para resolver os pontos problemáticos, ou seja, um plano de tratamento visando uma melhoria que agregue valor a empresa ou mesmo ao comportamento do profissional, pois muitas vezes esse é grande obstáculo. Hábitos, vícios do profissional que acabam ao longo dos anos minando a tão sonhada independência financeira e o crescimento do mesmo.
A consultoria auxiliará o profissional na transformação de seu consultório (ou clínica) num empreendimento de sucesso através da discussão das medidas a serem adotadas e implantadas, bem como o treino do mesmo para agir como empreendedor.

A consultoria tem uma visão ampla da situação e é elaborado por profissionais sem envolvimento emocional com a empresa, o que gera uma neutralidade na análise da situação. Deve existir sim uma confiança e credibilidade, o que é bem diferente de emotividade.
Em outras palavras o consultor é independente, imparcial, tem conhecimento, experiência e flexibilidade, para entender as reais necessidades da empresa (clínica ou consultório).
Já tivemos um caso onde o profissional não conseguia "ver" o quanto a sua sala de espera era incompatível com a clientela que ele atendia; era uma sala decorada pelos antigos colegas e que ele mantinha por conveniência e até porque gostava. Só que era uma sala com uma mensagem pediátrica, para um consultório que realizava predominantemente cirurgias!
A consultoria é algo tão importante para uma empresa, que sem ela, fatalmente a empresa não sobreviverá ou não terá retorno de lucros da maneira esperada.
Aqui surge um diferencial, que é a consultoria ser feita por profissionais que atuem na área, que conheçam o mercado ou mesmo o setor. Isso influi diretamente na qualidade final da consultoria. Consultores da área conhecem os fornecedores, como eles atuam, quais os materiais que podem ser substituídos sem perda na qualidade; quais são as expectativas dos clientes, enfim conhecem o mercado pois se formaram e viveram as mesmas situações que o colega. 
Também como exemplo pode ser citado a dificuldade de consultores, não da área, orientarem para um aumento da produtividade, como se produto fosse serviço! Um produto sim pode e aceita um aumento de produção sem comprometimento da qualidade, mas serviço......a situação é bem diferente!!! Por exemplo, quando um profissional atende convênios, que geralmente pagam um valor baixo, gerando a necessidade de um aumento na quantidade de consultas ou procedimentos e que podem por certas vezes comprometer a qualidade tanto na execução do tratamento como no atendimento.
Outro fator que gera a não procura por consultoria é acreditar que ela só serve para grandes empresas. Não! Ela serve para qualquer empresa que deseja crescer e permanecer no mercado. Os clientes não toleram mais amadorismo e os concorrentes estão se aperfeiçoado dia-a-dia. Deste modo, quem quiser continuar no mercado de forma competitiva precisará tornar-se uma empresa com uma gestão profissional e uma empresa de consultoria pode ser decisiva neste processo de mudança.
E finalizando diria que não existe custo elevado, quando há retorno esperado e planejado. Nesse caso há sim um investimento!

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