domingo, 11 de setembro de 2011

Gestão da Logística de Suprimentos

José Rento Condursi Paranhos
Uma boa Gestão da Logística de Suprimentos tem um forte impacto num hospital. Numa altura em que se fala tanto na importância de se eliminar desperdícios na Saúde, a Gestão da Logística de Suprimentos pode ter um papel decisivo na gestão desses desperdícios.
Com as novas tecnologias da informação, os hospitais estão a modernizar os sistemas em Gestão da Logística de Suprimentos.
Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminui.
Sendo as atividades de suprimento de cada segmento de mercado,e até no nível de cada empresa,seguem alguns pdrões determinados pelas características dos negócios,da competividade do segmento,dos valores envolvidos,da reprensentividade dos custos de suprimento no custo total e das consequencias e importância do processo de suprimento pra desenvolvimento das atividade-fim das organizações.
A atividade de suprimento em hospitais não possui referenciais de organização e estruturação funcional que permitam a execução do projeto de avaliação do estágio da atividade simplesmente adotando uma linha fundamentada em modelos já disponíveis no mercado,que não significa que não seja relevante.
Há desensores da tese que  logística só é importante para empresas de manufatura.Entretanto, a logística é um componente importante nas operações de qualquer tipo de empresa,como varejista,atacadistas e outros prestadores de serviços.
A Gestão da Logística de Suprimentos em Organizações Hospitalares explicita e define todas as atividades necessárias,agrupadas em processos,que permitem um visão integrada da Logística de Suprimento,e que, se executadas adequadamente,garantem o atendimento das necessidades de materiais em Organizações Hospitalares.
Para cada processo,define os objetivos que justificam a sua existência na Logística de Suprimento, identifica as atividades básicas associadas e indica as melhores práticas de cada função,que representam os fatores críticos de sucesso.
A missão da Logística de Suprimentos é planejar e coordenar todas as atividades necessárias para alcançar níveis desejáveis dos serviços e qualidade ao custo baixo possível,sendo o elo de ligação entre o mercado e as atividades operacionais,promovendo a integração interna e externa.O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.
A missão do sistema logístico deve ser avaliada em termos de custo total e desempenho operacional.A avaliação do desempenho diz respeito à disponibilidade de destoque,a capacitação operacional e à qualidade do trabalho executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário