quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O desafio da Gestão do Estoque hospitalar

José Renato Condursi Paranhos
A gestão dos estoques compreende o planejamento e a programação das necessidades e o controle dos materias que são adquiridos e armazenados para utilização futura,a fim de atender as demandas de usuários diversos. Trata-se de uma função que adiciona o valor de tempo aos negócios de uma organização,sendo de importância crucial para uma organização hospitalar,na qual esse valor é essencial.
O atendimento das necessidades de material dos clientes do suprimento é realizado,de modo geral, de duas forma:
  • Obtenção do material;
  • Uso do estoques existentes.
A situação ideal seria aquela em que não houvesse necessidade de formar estoques,que representam imobilização de capital circulante.Entretanto,o mercado fornecedor, na grande maioria das vezes, não pode atender de forma imediata ás necessidades de seus clientes.Assim, a manutenção de estoques dos materiais necessários ao atendimento das demandas é imprescindível para evitar paralisação das atividades operacionais que gerem prejuízos ou comprometam a segurança de pessoas e do meio ambiente.No ambiente das organiazações que lidam com saúde ,os estoques são elementos essencial no atendimento dos pacientes.Incluem-se aí estoques de todos os tipos de materiais ,desde medicamentos até itens de uso comum e baixo custo,como algodão,por exemplo.
A gestão dos estoques pode ser definida como a função responsável pelo planejamento,previsão,controle da formação,manutenção e demobilização de estoques,de acordo com os níveis de investimentos e de serviço estabelecidos na política de suprimento de uma organização.
O desafio da gestão de estoques é portanto,conseguir o equilíbrio entre a necessidade de minimizar os dispêndios em estoques e ,ao mesmo tempo,garantir a satisfação do cliente, atendendo suas necessidades de forma adequada.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog. Se desejar conhecer o meu, o endereço é www.medicinanatural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A gestão de estoques sempre foi (e sempre será) o calcanhar de Aquiles para qualquer Hospital. Ali é onde está o diferencial entre se operar com lucro ou prejuízo.
    A boa e correta gestão de estoques deve ser muito bem trabalhada junto às equipes multidisciplinares, para se obter a concordância entre as ações de saúde e as ações de gestão.
    É trabalhoso, mas é factível de se realizar!

    ResponderExcluir