quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sustentabilidade Empresarial na Saúde

José Renato Condursi Paranhos

O setor de saúde no Brasil conheceu avanços significativos nos últimos anos, não obstante os grandes desafios que se apresentam. Nossa população cresce e se torna mais idosa, urbana e também mais consciente de seus direitos relativos à saúde. Taxas crescentes de adoecimentos crônicos-degenerativos e infecciosos, assim como a violência das cidades, afetam desigualmente os vários segmentos sociais do país.

Além desses comportamentos, existem questões relacionadas a cobertura, custos, acesso, universalidade, complexidade, consumo, indicadores, satisfação do usuário, entre outros. Portanto, pensar em imagem e sustentabilidade empresarial na saúde requer integrar o desenvolvimento sustentável a cada uma das mudanças sociais, econômicas, ambientais e , fundamentalmente, a nossos valores pessoais. Uma organização de saúde que falta com suas responsabilidades ambientais e sociais não passa despercebida entre seus consumidores.

A gama de serviços oferecidos pelos hospitais de tratamentos clínicos de alta tecnologia a cirurgias complexas, da contabilidade diferenciada a serviços sofisticados de hotelaria, torna sua administração ímpar e faz do próprio hospital o centro norteador do sistema de saúde.

É dentro dessa linha de exposição é que devemos tecer considerações sobre a sustentabilidade e reputação, dando ênfase à construção do código de ética e de projetos de responsabilidade social, alinhados a uma série de observações relativas ao processo estratégicos, balizando-se os principais aspectos a serem considerados nesse universo tão especial e sensível para a sociedade: saúde+competência estratégica e satisfação de clientes.

Os programas de capacitação de gestores em saúde desenvolvidos nos hospitais, devem resultar na formação de profissionais especializados na gestão de serviços em saúde. Isso é fundamental para dotar os líderes e os executivos das ferramentas essenciais, bem como para garantir a sobrevivência e o crescimento seguro de hospitais, clinicas, laboratórios e demais serviços de saúde.

Pois é na força do  trabalho, no desenvolvimento e na manutenção de programas de treinamentos constantes das equipes multidisciplinares que as mudanças são suscitadas, para enfrentar os desafios de novos modelos e sistemas gerenciais.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria, bem pontual; vejo que se o empresário não definir bem os seus valores intrapessoais e consequentemente da sua empresa e principalmente esclarecê-los para o seu grupo corporativo, ele comprometerá a sustentabilidade e a saúde da organização. Pois, esse fator passa a ser um indicador de suma importância para a sobrevivência básica entre a relação empresário-organização e sua equipe de trabalho.

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