quinta-feira, 12 de abril de 2012

A gestão da qualidade nos sistemas e serviços de saúde no Brasil

José Renato Condursi Paranhos

A qualidade aplicada á área da saúde ,referente aos dois sistemas brasileiros o público e o privado. O público é aquele oferecido a todos os brasileiros e é conhecido como (SUS) Sistema Único de Saúde. O privado é aquele efetuado pela iniciativa privada, conforme previsto na Constituição art.199.
Nosso país destaca-se por ter um dos mais abrangentes sistemas privados do mundo. Cobre aproximadamente 45 milhões de brasileiros. É um mercado concentrado em cerca de 1.700 operadoras de planos de saúde. A maioria dos usuários reside nas regiões Sudeste e Sul.
A iniciativa privada há tempos vem adotando medidas de melhoria da qualidade da assistência prestada. Por quê? Porque quando nos preocupamos com a qualidade, além de aumentar a satisfação dos clientes,de melhorarmos os nossos processos,de facilitarmos o nosso trabalho, de sermos reconhecidos como bons prestadores,melhoramos a relação custo-efetividade do nosso negócio. O que isto quer dizer? Lucro. Todos nós queremos e precisamos ter lucros, sem o qual o nosso negócio não sobrevive.
Para exemplificar a preocupação com a qualidade dos serviços prestados aos usuários, vou dar o exemplo do sistema de saúde da Coreia do Sul, onde o setor privado responde pelo atendimento de cerca de 90% da população de Seul,a capital.
Como o país é detentor de alta tecnologia médica, inclusive na área de tecnologia da informação(TI),eles “garantem” a qualidade da atenção em saúde,por meio do monitoramento domiciliar dos pacientes.
A integração da economia brasileira aos centros mais desenvolvidos, traduzida na oportunidade de convivermos com produtos de tecnologia mais avançada e com custos comparáveis ou inferiores aos aqui praticados,trouxe à sociedade brasileira, de forma mais clara,a noção de qualidade de bens e serviços.
Enquanto o conceito de qualidade foi introduzido pela indústria , por meio da exigência crescente com relação aos seus produtos, na área da saúde foi uma exigência da sociedade. Os cuidados saúde incluem riscos, por vezes muito elevados. Os profissionais são seres humanos e , como tal, estão sujeitos à inevitabilidade do erro. Os doentes, muitas vezes, estão em tal situação de vulnerabilidade que não podem suportar tomadas de decisão equivocadas ou demoradas por parte da equipe.

A discussão sobre a diversidade de conceitos e de perspectivas sobre o que é qualidade em saúde e como essas diferentes perspectivas, por vezes , divergem é extremamente importante.
Num mundo ideal,todas essas perspectivas e todos os diferentes pontos de vista poderiam se beneficiar de determinada medida ou padrão. No mundo real, infelizmente, existem tensões e conflitos como , por exemplo, entre qualidade e custo ou mesmo entre a visão dos profissionais e a dos cidadãos. No último caso, um público mais bem informado certamente é mais exigente na defesa dos seus direitos, pondo em discussão a tradicional e inquestionável autoridade dos profissionais. Esses pacientes mais bem informados, que visitam sites e blogs da internet, eles buscam não apenas conhecer tudo sobre as suas doenças, mas também a melhor relação custo-efetividade na decisão que vão tomar,em parceria ou não com os seus médicos.
Estes são alguns dos aspectos que tornam as questões relacionadas com qualidade em saúde difíceis e complexas de abordar. Podemos afirmar que toda prestação de serviço em saúde tem dois componentes de qualidade: operacional , que é o processo propriamente dito; e outro de percepção, ou como os clientes percebem o tipo de serviço oferecido e os prestadores se sentem na oferta que fazem.
A qualidade passou a ser um diferencial competitivo, além de ser importante fator para o sucesso financeiro.
Assim, também na área de prestação de serviços os programas de qualidade se tornaram habituais ,fazendo do cliente um consumidor cada vez mais exigente.
Os diversos atores da área da saúde pública passaram também a demonstrar preocupação com a qualidade e foram incorporando conceitos e práticas a ela relacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário