terça-feira, 29 de março de 2011

Como aliar Estratégia e Gestão

O mundo corporativo vem se aperfeiçoando cada vez mais. Alguns mercados foram ampliados e outros ficaram saturados, o poder de compra aumentou em determinados segmentos econômicos, surgiram novas demandas, a tecnologia ficou mais próxima de um grande número de empresas e pessoas e a inovação passou de diferencial para um importante fator de sucesso nos negócios.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas tenham um bom planejamento de negócios para nortear de maneira estruturada suas ações a fim de atingirem os objetivos organizacionais, como, por exemplo, melhorar os resultados, ampliar a participação no mercado, conquistar novos clientes etc.

Estratégia é fazer melhor que seus competidores sendo diferente deles. É ter um modelo de negócios definido e viável, onde se definem as fontes de recursos, os cenários em que a empresa está inserida, prever os caminhos a seguir, avaliar os ambientes e também definir as contingências, identificando a missão, visão, valores, pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado.

1. Fique atento a implementação do plano de negócio

Mas somente planejar ou ter uma ou mais estratégias bem definidas não basta: é necessário que os planos “saiam do papel” ou das planilhas financeiras. “Boas idéias não geram resultados. É a implementação dessas idéias com excelência que gera…”. A Gestão, nesse contexto, pode ser definida como uma disciplina, ou seja, um conjunto de conhecimentos codificados, cujo foco é a obtenção de resultados.

2. Monitore e reveja seu planejamento para que ele não fique descolado da realidade

Definitivamente complementares entre si, observamos, na maioria das vezes, o foco exagerado em somente um dos lados, o que tende a apresentar problemas inesperados para a empresa. Tomando como base que Peter Drucker considerou a Gestão como a maior inovação do mundo empresarial do século XX e que cada vez mais o desafio se torna colocar em prática as estratégias desenhadas para toda a organização, identificamos o mesmo nível de importância para a Estratégia e para a Gestão.

Portanto, a gestão deve garantir a implementação do que foi efetivamente estruturado e definido na estratégia, bem como avaliá-la e revê-la constantemente, não permitindo que o planejamento estratégico se torne mais um estudo do “pessoal da alta direção” e que não exista conexão com a realidade do dia-a-dia.

3. Defina os processos com clareza e envolva seus colaboradores

É fundamental para o sucesso de uma estratégia o envolvimento das pessoas que irão atuar na empresa, mantendo-as alinhadas e capacitadas a pensar sistematicamente sobre o futuro, e não somente para agir no presente. Para garantir que a gestão ocorra de maneira integrada, faz-se necessário que os processos operacionais sejam analisados e definidos, de preferência escritos (formalizados em manuais) para que sejam de conhecimento de todos na organização, afinal, processos são as maneiras pelas quais as coisas são feitas.

4. Não se atenha apenas aos indicadores financeiros

Além disso, é preciso acompanhar e controlar continuamente alguns indicadores, pois existe uma tendência natural de qualquer sistema que envolva pessoas a se desviar do seu caminho original. O monitoramento desses indicadores de desempenho não deve se restringir somente às informações econômicas e financeiras (vendas, resultados, margem, etc.), é preciso também que outros aspectos sejam monitorados e corrigidos ou mantidos, como, por exemplo, desempenho de mercado, inovações, tecnologia, logística e outros itens importantes.

5. Não perca tempo

Aliar estratégia e gestão se torna o grande desafio para as empresas na busca de criação de valor e de resultados significativos, proporcionando uma atmosfera empresarial vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário