quarta-feira, 9 de março de 2011

Desenvolvimento a cultura de segurança do paciente

A reduçäo dos riscos de eventos adversos depende de mudanças na cultura e nos processos de trabalho adotados no hospitais.Esta iniciativa requer um forte apoio da liderança da organizaçäo em sua implantaçäo, bem como na vigilância, na divulgaçäo das práticas mais seguras, e no acompanhamento dos resultados. Assim pode ser obtido um modelo institucional de cultura de segurança do paciente.
Para tanto,os colaboradores da equipe devem sentir-se seguros ao informar sobre os eventos adversos e entender que estes ocorrem muito mais frequentemente devido a existência de sistemas frágeis, e näo por causa das falhas dos profissionais.
Criar uma identidade visual do programa institucional de segurança do paciente pode ser um bom aliado na sua divulgaçäo,obtendo resultados mais rápidos quanto ao envolvimento das diferentes equipes nas atividades propostas,como a de relato de incidentes.
Para obter a informaçäo qualificada sobre os riscos ou eventos adversos,a organizaçäo deve estabelecer um sistema de notificaçäo desses eventos, seja por vigilância passiva(baseado em notificaçöes voluntárias), seja por vigilância ativa, que está baseado em sistemas de monitoramento intensivo ou busca ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário