domingo, 17 de abril de 2011

A TI chega à área de saúde

por Fernando Lemos
São várias as frentes de tecnologia.  E todas se desenvolvem em várias direções.
Mas nós estamos vivendo um momento interessante, único, no qual a Tecnologia da Informação abraça uma área muito importante. A saúde.
A informatização nesse setor nunca esteve tão presente e já se destaca como um novo filão comercial para os players de TI.  Assim como aconteceu com a educação, para a saúde a TI também já chega madura, e com isso a certeza de um impacto forte em uma área extremamente importante para as pessoas e, por isso, sempre prioritária para os governos.
Empresas do setor nunca investiram tanto em TI. E os governos também buscam a informatização como o real diferencial que enfim mudará o perfil da saúde pública no Brasil.
O foco é tamanho que a propria ANS (Agencia Nacional de Saude) exige o TISS, um padrão para Troca de Informações na Saúde Suplementar que é a base para a comunicação de dados das operadoras de planos de saúde entre si e também com as várias entidades fazem parte desse sistema.
Um padrão definido pela Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde, criada pela ABNT para tratar especialmente de regras nessa área.
Tecnologias específicas crescem para atender a esse setor, com características próprias, mas cada vez mais se adotam soluções corporativas para apoio e controle da saúde.
A TI chega na área baseada em quatro pilares.  Profissionais de saúde, unidades de atendimento, pacientes e a gestão.
E inúmeros sistemas específicos estão surgindo para apoiar a saúde. Nos Estados Unidos é comum a parceria entre universidades. Especialmente cursos de tecnologia e áreas de saúde.
Por exemplo, na University of Illinois Chicago College of Medicine times de especialistas virtuais atuam na implementação de soluções que conectam o pessoal de primeiros socorros com especialistas e recursos de tratamento usando como base uma das iniciativas mais inovadoras, a tecnologia de comunicações unificadas na educação médica e como base para a telesaúde e aplicações de telemedicina. Um modelo que está sendo adotado em várias partes do país.
No Brasil, por exemplo, várias Secretarias Municipais de Saúde estão adotando soluções instaladas em bases móveis como ambulâncias do SAMU, que permitem, por exemplo, a realização de exame eletrocardiograma remotamente, realtime pela web. Um diagnóstico remoto mais imediato, que pode salvar vidas.
Sistemas de imagens que também se proliferam por todo o país são exemplos onde soluções de TI agregam a tecnologias da saúde, permitindo a melhoria nos processos e redução de custos. O armazenamento é mais fácil e a busca e compartilhamento das informações são imediatos e transformam os atendimentos.
Sistemas de gestão hospitalar e CRM cobrem situações que até há pouco tempo não se imaginava. Do acompanhamento da saúde pessoal de cada paciente, até o controle de custos das intervenções necessárias. Integram sistemas de consultórios, farmácias e laboratórios de análises onde a aplicação da TI é a responsável pela modernização dos processos. 
A automação também está no foco. Em hospitais a regulagem dos leitos além de automatizada, ja pode ser feita ou controlada totalmente pela internet.
E assim o paciente também vive um universo novo de possibilidades. Relógios e pequenos gadgets hoje portam micro sistemas que monitoram, avaliam e regulam dezenas de itens relacionados à saúde do usuário, transmitindo com tecnologia celular as informações online para os médicos. Apoiando desde a criação de logs de informações sobre a saúde do paciente até a identificação precoce de situações importantes como o início de um processo de infarto.
E claro, a inovação e outras tecnologias focam na saúde.
Novos gadgets e equipamentos chegam a cada dia. Inovações simples, mas extremamente úteis. Médicos por exemplo contam hoje com o X-AR , um apoio mecânico que permite o descanso do braço durante cirurgias de precisão.
Software para acessibilidade e inovações chegam todos os dias para apoiar pessoas com necessidades especiais (visuais, auditivas, motoras e neurológicas). Apoiando a inclusão social através da inclusão digital.
Enfim, muita tecnologia. E em todas as frentes.
Mas como não poderia ser perfeito, é claro, tantas soluções já sinalizam a provavel deficiência que enfrentaremos com a ausência de profissionais especializados.
Mas ja é um excelente começo.  Mesmo que movido por interesses comerciais, o foco que a indústria da TI está dando para a saúde é de extrema importância.
A tecnologia na medicina hoje opera fetos, garante nascimentos, ajuda a identificar, tratar e curar doenças com antecedência, e aumenta a qualidade de vida das pessoas.
O beneficiado: o ser humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário