segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto Organizacional

 José Renato Condursi Paranhos
Nenhum tópico em Administração sofreu mais mudanças, na última década, que a área de estrutura organizacional.
A razão é bastante simples: o ambiente se tornou consideravelmente mais caótico.
Em tempos de relativa estabilidade ambiental, a eficácia organizacional tende a concentrar-se na consecução de alta eficiência.
Num ambiente estável, obtém-se alta eficiência por meio da padronização.
Desta maneira, as organizações criaram estruturas rígidas, com muitas regras, regulamentos e controles estritos.
As estruturas rígidas, porém, não conseguem responder rapidamente às mudanças. Em tempos dinâmicos, elas se tornam vulneráveis a concorrentes mais flexíveis.
As estruturas burocráticas rígidas poderiam constituir um verdadeiro entrave em um ambiente dinâmico.
Contudo, cortar custos e querer crescer são dois lados da mesma moeda.
Crescer é vital para a empresa, uma vez que, sem crescimento, os custos podem se tornar intoleráveis.
O conceito de “organização como máquina” deu  lugar a um ponto de vista mais sutil sobre os aspectos sociais e técnicos da empresa.
Ao longo da última década, várias idéias foram introduzidas criando uma necessidade dupla de coexistir,num mesmo negócio, ‘integração’ e ‘diferenciação’ ou a capacidade de ligar e harmonizar diferentes unidades de trabalho dentro da mesma empresa.
Os princípios duplos de ‘integração e diferenciação’ são hoje mais relevantes do que nunca, dada à complexidade das organizações modernas.
O desafio atual é administrar de forma eficaz negócios diferentes que se sobrepõem e até mesmo concorrem entre si dentro de uma empresa única, com um único enfoque estratégico.
Mas do que isso haverá uma necessidade cada vez maior de integrar padrões decorrentes de opções estratégicas como joint ventures, alianças, fusões, etc. Que ultrapassam as fronteiras empresariais tradicionais.
Na economia deste século, cada empresa deverá encontrar novos meios de crescer, diferenciando-se e integrando-se
O crescimento poderá ser obtido através da gestão de uma combinação de produtos ou serviços, da identificação e penetração em novos nichos de mercado, do estabelecimento de alianças empresariais e do investimento em desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
No entanto, para obter maiores lucros no futuro, a empresa deve atender ao conselho de Peter Drucker ,concentrar-se, ou seja, investir em suas competências essências, transferindo ao cliente aquilo que ele julga como valor.
A empresa só conseguirá administrar ativamente suas competências essenciais se:
  • Os gerentes compartilharem a mesma visão dessas competências;
  • Elas se tornarem parte do processo administrativo como um todo, não exclusivamente do corpo técnico;
  • As metas estratégicas tiverem continuidade.
Todos estes argumentos convergem para uma nova ordem, a empresa precisa harmonizar suas ações de modo a poder enfrentar um tipo de “competição invisível”. Precisa que os gestores e colaboradores possam ter a mesma perspectiva de contribuição e de futuro.
E  o seu hospital ou sua empresa como andam os Projetos Organizacionais?Participe com idéias e informações pois é muito importante esta interação,a fim de que possamos crescer, aprender e aprimorar nossos conhecimentos. De sugestões de assuntos a serem postados, afinal sua dúvida ou conhecimento pode ser de grande valia para outras pessoas.Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário